O que é uma Cidade Digital? É aquela que tem muitos computadores espalhados pelos telecentros, cyber cafés e lan houses? É a que tem Internet Grátis? É a que apresenta um bom índice de internautas ou tempo de conexão por habitante? A que tem políticas de inclusão digital?
Na verdade é tudo isso e muito mais. Temos que pensar em emancipação digital ao invés de inclusão digital. A emancipação digital significa que o cidadão se desenvolve, cresce, melhora sua condição de vida como resultado de ações no meio digital. Portanto a cidade digital, ou melhor o Município Digital precisa pensar não apenas em implantar infra-estrutura digital mas em como aprimorar a cidadania através das mídias sociais locais. De sistemas de aprendizagem até uma governança participativa.
Para isso é preciso ter um sistema de gestão pública digital muito confiável e uma comunicação direta com o cidadão através das mídias sociais. Acabou o tempo do amadorismo na web, isso é uma questão de vital importância para a gestão pública municipal.
O vídeo do Marcelo Tas explica de uma forma simples e provocativa o que é uma cidade. Ele é um exemplo desse profissional 2.0.
Olá,
Que maravilha de vídeo. Uma mostra real da transformação social que, pode ser desencadeada com o bom uso das plataformas digitais.
Parabéns, Marcelo Tas e todos os envolvidos na produção e divulgação deste trabalho. Um olhar profissional em prol da cidadania e interação digital.
Abraço,
Sérgio Borges